Inmet emite alerta de “grande perigo” de chuvas intensas para 13 cidades de MS

por | dez 9, 2024 | NOTÍCIAS, Previsão do Tempo

Esses avisos vão da manhã deste domingo até às 12h desta segunda-feira (9).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu quatro alertas meteorológicos para Mato Grosso do Sul, válidos da manhã deste domingo (8) até as 12h desta segunda-feira (9). Os avisos variam entre as classificações de “perigo potencial” e “grande perigo”, indicando diferentes níveis de risco.

Alertas emitidos

  • Perigo Potencial: Dois avisos desta categoria foram emitidos, alertando para chuvas com volumes entre 20 e 50 milímetros e ventos de 40 a 60 km/h. O primeiro alerta abrange 40 municípios e o segundo, 18, totalizando 58 localidades.
  • Perigo: Este alerta atinge 67 municípios e prevê chuvas com acumulados entre 30 e 100 milímetros, acompanhadas de ventos de 60 a 100 km/h. Além disso, há risco de alagamentos, descargas elétricas e quedas de árvores.
  • Grande perigo: O mais severo dos avisos abrange 13 municípios. A previsão é de chuvas entre 60 e 100 milímetros, com grande risco de alagamentos severos, transbordamentos de rios e outros eventos extremos.
  • Os municípios que estão sob o alerta de maior risco são:

    Amambai
    Coronel Sapucaia
    Eldorado
    Iguatemi
    Itaquiraí
    Japorã
    Jateí
    Mundo Novo
    Naviraí
    Paranhos
    Sete Quedas
    Tacuru
    Taquarussu


    Mapa do Inmet mostra municípios de MS que estão no alerta de perigo até a manhã desta segunda-feira (9) — Foto: Reprodução/Inmet
    Mapa do Inmet mostra municípios de MS que estão no alerta de perigo até a manhã desta segunda-feira (9) — Foto: Reprodução/Inmet
    Vários municípios aparecem em mais de um tipo de alerta, indicando que as condições meteorológicas adversas podem variar de intensidade ao longo do período. Em razão destes alertas, o Inmet reforça a importância de seguir as recomendações para cada nível de alerta e, em caso de emergência, acionar a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Por g1 MS

0 comentários