Entrevista Mega Meio Dia: Psicóloga fala da importância de amparar os familiares das pessoas autistas

por | abr 18, 2024 | informes, NOTÍCIAS, saúde

No programa “Mega Meio Dia” desta quarta-feira (17), a psicóloga da Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA), Aparecida Veiga, foi a entrevistada. Ela falou sobre a abordagem da psicoterapia com pessoas portadoras do transtorno do espectro autista (TEA).
Segundo ela, a abordagem aplicada aos pacientes autistas é a Análise Aplicada do Comportamento (ABA), que trabalha a manifestação comportamental da pessoa, com o auxílio de atividades lúdicas. Que é a forma aconselhável de trabalhar com portadores do TEA.
Após o laudo médico, as famílias também precisam desse amparo, por muitas vezes não conhecerem o autismo, e só saberem da existência da condição após o diagnóstico da criança.
“É difícil a compreensão, conhecer sobre o assunto, até porque a família muitas vezes nunca ouviu falar do transtorno. É essencial que as famílias busquem as terapias também”, afirma a psicóloga.
A AMA oferece esses atendimentos à comunidade, com terapias em grupo e individual, para acolher as famílias e ajudarem a lidar com a dinâmica a partir do diagnóstico. Inclusive, com as crises que uma pessoa autista pode ter.
Por isso, no dia 20 de abril, no anfiteatro do Multiuso da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a AMA participará de uma palestra com o tema: “Transtorno do Espectro Autista, manejo em situação de crise”.
Foram abertas 200 vagas para o público em geral, que foram preenchidas nas primeiras horas de inscrição. Na ocasião, será abordado como as pessoas podem agir em meio a uma possível crise de uma pessoa autista, e se devem tentar ajudar.

por Carla Andréa

0 comentários