No mês de setembro, ação Pocket Abrasel no MS tem o sabor bem brasileiro da cachaça

por | set 22, 2025 | Geral, informes, NOTÍCIAS

Ela já foi proibida, já foi marginalizada, já foi símbolo de resistência e hoje é Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil. Sim, a cachaça é a nossa queridinha que não pode faltar em drinks e até mesmo em pratos que têm aquele “Q” de brasilidade.

O dia nacional da cachaça foi comemorado em 13 de setembro e para celebrar, a Abrasel no MS realiza a ação pocket Semana da Cachaça, onde os associados que têm a cachaça no seu cardápio, seja em drinks ou em pratos, apresentam as receitas e falam sobre o sucesso da bebida em vídeos que serão divulgados nas redes sociais.

Os participantes da ação são Kanto de Minas, Coco Bambu, Beco da arte, Pantanal Grill, Raízes Restaurante e Nonna Noemia Pizzeria. Para assistir aos vídeos e saber como a cachaça dá o sabor especial aos seus cardápios é só acessar @abraselms no Instagram.

O presidente da Abrasel no MS, João Francisco Denardi, falou da importância da cachaça para o setor de bares e restaurantes. “A cachaça é, antes de tudo, um símbolo nacional, uma bebida que se encaixa bem em diversos tipos de gastronomia, desde a comida de boteco, com as famosas caipirinhas, até em pratos sofisticados que a usam como um de seus ingredientes. Além disso, o público tem um apego todo especial por ela e nada mais justo que celebrar esse gostinho brasileiro com nossa ação pocket. Temos certeza que os vídeos ficarão excelentes e vão encantar os clientes”.

A executiva da Abrasel no MS, Paola Lani, reforçou que a ação tem apoio do Sebrae/MS. “Nosso parceiro de ações, Sebrae/MS, é quem nos possibilita realizarmos a ação pocket Semana da Cachaça, podendo levar ao público conteúdos relevantes, que ajudam a fomentar nosso setor e a movimentar bares e restaurantes”.

Como surgiu o dia nacional da Cachaça

Nos tempos coloniais, a produção de cachaça era uma importante atividade econômica no Brasil, levando a redução do consumo da bagaceira importada de Portugal. Preocupados com o sucesso da aguardente, os portugueses, através de uma Carta Real de 13 de setembro de 1649, proibiram a fabricação e a venda da cachaça em todo o território brasileiro.

Em 13 de setembro de 1661, os proprietários de lavouras de cana-de-açúcar e alambiques, revoltados com a cobrança de impostos e sentindo-se perseguidos por vender a bebida, tomam o poder no Rio de Janeiro por cinco meses, resultando em um dos primeiros movimentos de insurreição nacional, chamado de Revolta da Cachaça. Com o poder restituído pelo império, o movimento é repreendido com violência.

Assim, o dia 13 de setembro passou a ser o “Dia Nacional da Cachaça”, como uma forma de relembrarmos os tempos de um Brasil colonial, quando o destilado era símbolo de resistência contra a dominação portuguesa e comemorarmos a bebida que tem o gostinho do Brasil. A data foi aprovada em outubro de 2010 pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. Já em 2016, um decreto reconheceu oficialmente a cachaça como um Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil.

por: Assessoria de Comunicação

Ana Rita Amarilia

Marcia Scherer

0 comentários