EUA liberam celulose brasileira de tarifas e abrem espaço para crescimento de MS

por | set 12, 2025 | Agropecuária, Destaques, informes, NOTÍCIAS

Decisão de Donald Trump isenta produto de taxação de 10% e beneficia polo de celulose sul-mato-grossense.

O governo dos Estados Unidos anunciou a inclusão da celulose na lista de produtos isentos de tarifas de importação, medida que derruba as “tarifas recíprocas” de 10% impostas em abril pelo presidente Donald Trump.

A decisão, publicada na última sexta-feira (05), está em vigor desde segunda-feira (08) e representa uma vitória estratégica para o Brasil, maior fornecedor mundial do insumo. Só em 2024, foram exportadas 3 milhões de toneladas para o mercado americano.

O Instituto Brasileiro de Árvores (Ibá), entidade que reúne as fabricantes do setor, confirmou que a medida trará fôlego para a indústria nacional e reforçará a balança comercial.

Reflexo direto em Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul, onde se concentram gigantes como Suzano e Arauco, desponta como um dos maiores polos de celulose do planeta. Com a isenção, as empresas instaladas no Estado ganham competitividade global, ampliam margens de lucro e projetam novos investimentos na região.

Para especialistas, a medida pode acelerar planos de expansão já em curso e consolidar o Estado como referência mundial em bioeconomia e produção sustentável.

0 comentários