Documentário sobre o Hospital São Julião resgata memórias, voluntariado e a força curativa da arte

por | ago 14, 2025 | cultura, Destaques, informes, NOTÍCIAS


Na próxima terça-feira (18), o Hospital São Julião lançará o documentário “Hospital São Julião: A Arte de Reabilitar Vidas”, produção que retrata a trajetória da Presidente de Honra, Irmã Sílvia Vecellio, na reconstrução e fortalecimento da instituição  que, neste mês, completa 84 anos de história.

O evento celebrará também os 94 anos de vida da Irmã Sílvia e marcará a nomeação do grande auditório do Hospital São Julião com o nome do benfeitor e artista NEY LATORRACA.

Carlos Augusto Melke, presidente da Associação Beneficente de Auxílio e Recuperação dos Hansenianos (ABARH), destaca que o documentário está alinhado à pauta global da Agenda 2030 da ONU e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nos quais a cultura exerce papel essencial na preservação do patrimônio histórico-cultural e a saúde mantém o compromisso de assegurar vidas saudáveis e promover o bem-estar para todos.

“Recontar a história da Irmã Sílvia Vecellio é reconhecer a força de uma mulher que não mediu esforços para reconstruir o Hospital São Julião com amor, visão e coragem. Este documentário eterniza não apenas sua trajetória, mas também os valores que ela deixa como legado para todos nós que acreditamos na saúde como um ato de amor ao próximo.”



A obra reúne imagens de arquivo, depoimentos de pessoas que participaram ativamente da transformação do hospital e cenas atuais que conectam passado, presente e futuro. Ao longo de três episódios, o público acompanhará momentos que vão da sapataria à palhaçaria, das esculturas de João Zumelho à poesia de Lino Villachá, revelando como o hospital transformou a dor em expressão artística e acolhimento.

O documentário é uma realização da Macro Vídeo, com coprodução da TBX Audiovisual e da Uaná Produções, contando com apoio e financiamento da Lei Paulo Gustavo (Governo Federal/Ministério da Cultura), Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC).



O evento também prestará homenagem ao ator Ney Latorraca, falecido em dezembro de 2024, que destinou parte de sua herança a três entidades filantrópicas brasileiras, entre elas o Hospital São Julião, pelo trabalho histórico no combate à hanseníase em Mato Grosso do Sul. Para receber a homenagem, estará presente o escritor e diretor teatral Edi Botelho, companheiro de Ney por 27 anos.

SINOPSE

Em 1959, Irmã Sílvia Vecellio deixa a Itália e chega a Campo Grande. Em 1964, ao conhecer o Hospital São Julião, decide dedicar sua vida à dignidade e ao acolhimento de pacientes marginalizados pela hanseníase. Sua história se entrelaça com a de voluntários, médicos, artistas e pacientes, formando uma jornada coletiva marcada por superação, empatia e transformação. Mais que um resgate histórico, Hospital São Julião – A Arte de Reabilitar Vidas é um tributo à força humana e ao poder da arte de curar não apenas o corpo, mas também a alma.



SERVIÇO

Data: 18 de Agosto de 2025, às 8h30

Local: Centro de Convenções Dr. Günter Hans – Hospital São Julião

Assessoria de Comunicação

0 comentários