Secchin é o imortal da ABL no Chá Acadêmico da ASL do mês de março

por | mar 25, 2025 | Educação, informes, NOTÍCIAS

Palestra será nesta quinta-feira (27), às 19h30, com entrada gratuita

A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras realiza seu primeiro Chá Acadêmico do ano nesta quinta-feira, dia 27, com o imortal Antonio Carlos Secchin, da Academia Brasileira de Letras,abrindo a série 2025 do projeto “ABL na ASL: Palestras Imortais”, desenvolvido em parceria com a Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul. O evento será às 19h30min, presencial e com entrada franca no auditório da ASL, na rua 14 de Julho, 4653, em Campo Grande.

“Iracema – de José de Alencar a Chico Buarque” será o tema da palestra. A abordagem irá examinar as transformações do mito de Iracema, a partir de seu surgimento – com o romance de Alencar – até sua versão desidealizada – na canção de Chico Buarque -, contemplando também, entre outras, uma pouca difundida representação no Parnasianismo, com Olavo Bilac.

O Chá Acadêmico de Antonio Carlos Secchin marca também o reinício dos projetos com a UFMS e a Confraria Sociartista, que foram novamente renovados entre as instituições. O presidente da ASL, Henrique de Medeiros, informou que o projeto “Arte na Academia” trará neste ano artistas visuais realizando pinturas ao vivo, produzindo obras no local, numa interação com a participação do público presente – que visa apresentar ao público algumas etapas de criação dos artistas. O projeto “Música Erudita e suas Fronteiras” – realizado em parceria pela ASL e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul dentro do projeto “Movimento Concerto” – continuará com suas apresentações através de músicos afins à instituição.


Antônio Carlos Secchin: uma vida dedicada à literatura
 – Carioca, ocupante da Cadeira nº 19 da Academia Brasileira de Letras, Antônio Carlos Secchin é uma das vozes mais influentes da crítica literária brasileira contemporânea. Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde também foi professor titular e, mais tarde, emérito, tem uma carreira marcada por forte atuação acadêmica dentro e fora do Brasil. Lecionou em universidades como Bordeaux, Roma, Paris-Sorbonne e Mérida, e proferiu mais de 500 palestras em países como Argentina, Cuba, França, Itália, Israel e Estados Unidos.

Com cerca de 50 cursos de pós-graduação ministrados e atuação em mais de 46 conselhos editoriais, Secchin é também autor de importantes ensaios e livros de poesia. Foi laureado com dezenas de prêmios, como o Prêmio Sílvio Romero e o Prêmio Alphonsus de Guimaraens, ambos concedidos pela ABL, além do Prêmio Nacional do PEN Clube do Brasil. Recebeu ainda diversas condecorações de instituições culturais e educacionais no Brasil e no exterior.

‘ABL na ASL: Palestras Imortais’ busca aproximar o público da alta cultura – O projeto “ABL na ASL: Palestras Imortais”, fruto de uma parceria entre a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e a Fundação de Cultura do Estado, visa proporcionar ao público local o contato direto com intelectuais de renome nacional. A proposta é democratizar o acesso ao pensamento literário de alta qualidade, em encontros gratuitos e abertos à comunidade.

“Acreditamos que a presença de um imortal da ABL como o professor Secchin inaugura 2025 com a força de uma programação que valoriza a arte, a literatura e o pensamento crítico, em um espaço de convivência cultural e troca de saberes”, destaca Henrique de Medeiros, presidente da ASL.

Além de enriquecer o panorama cultural da cidade, o evento também promove o diálogo entre diferentes formas de expressão, integrando literatura, música erudita e artes visuais numa mesma noite. A expectativa é de que o projeto atraia tanto o público acadêmico quanto amantes da cultura de forma geral.

Serviço

Chá Acadêmico ABL na ASL: Palestras Imortais
Palestra: “Iracema de José de Alencar a Chico Buarque”, com Antônio Carlos Secchin
Data: quinta-feira, 27 de março de 2025
Horário: 19h30
Local: Auditório da ASL Rua 14 de Julho, nº 4653, Altos do São Francisco, Campo Grande (MS)
Entrada: gratuita, evento presencial
Participações:

  • Projeto Arte na Academia com os artistas Lúcia Monte Serrat e Lúcio Laranjeira
  • Apresentação musical com Pieter Rahmeier e Pedro Vicente, pelo projeto Música Erudita e suas Fronteiras (UFMS)

0 comentários