A imprensa nacional já repercutiu e acompanha o caso do feminicídio da jornalista Vanessa Ricarte, de 42 anos, assassinada pelo ex-noivo, Caio Nascimento, 35, com três facadas na última quarta-feira, 12 de fevereiro. Após o feminicídio brutal, alguns áudios foram á tona em que Vanessa revelou à amiga o que a fez ir à polícia denunciar o ex, caio nascimento. A vítima de feminicídio contava com escolta policial para tirar o assassino de casa, contava com o atendimento especializado da DEAM (Delegacia Estadual de Atendimento à Mulher), que levantou diversas falhas no nosso sistema em relação à proteção da vítima.

O Mega Meio Dia desta terça-feira recebeu o advogado Dr. Alexandre Oliveira para falar sobre o assunto e trazer para o conhecimento da população um projeto de autoria dele e de colegas de profissão, indignados com os índices de feminicídio do nosso estado, a fim de facilitar para a população as buscas públicas de passagens de homens pela DEAM ou pela Casa da Mulher Brasileira.
O banco de dados vem como um aliado na diminuição do índice de feminicídio no Brasil, tendo em vista que o projeto abrange o país todo. Na busca da constitucionalidade do projeto, os advogados buscaram referências à nível estadual “lembramos de um projeto de banco de dados já existente, e propusemos o tema dentro do projeto, à um deputado federal do nosso estado”, pontuou Dr Alexandre.

Segundo o advogado, “essa falha no atendimento, falta de acolhimento e escolta da vítima mostra que precisamos avançar nos recursos de proteção às nossas mulheres”. Outras frentes parlamentares deram início a projetos parecidos, seguindo a mesma ideia, na busca da conscientização e prevenção do feminicídio.
Por Cibele Balta
Essas e outras informações importantes, você confere na íntegra do Mega Meio Dia:
0 comentários