O Mega Meio dia trouxe desta terça-feira Mauro Lúcio Rosário, coordenador do Controle de Vetores da SES (Secretaria Estadual de Saúde), que falou sobre os avanços e estratégias no combate às arboviroses em MS. O destaque foi o sistema E-Visita, implementado em 2024, que registrou mais de 1 milhão de notificações de focos de mosquitos, conectando agentes de saúde a um banco de dados integrado. Em 2025, o objetivo é seguir aprimorando o uso do sistema para todos os municípios e consolidar MS como referência nacional no uso de tecnologia no combate à dengue.

Em 2025, as metas são 7,6 Milhões de Visitas Domiciliares. Em 2024, foram realizadas 7,2 milhões de visitas domiciliares em todo o estado, com foco na eliminação de criadouros e conscientização da população. Para 2025, a meta é alcançar 7,6 milhões de visitas, ampliando o monitoramento e a prevenção em áreas urbanas e rurais.
Além da Capacitação de Comunidades Indígenas, em 2024, foram realizadas mais de 50 oficinas em comunidades indígenas, com a instalação de 300 armadilhas ovitrampas para monitorar e controlar mosquitos. Em 2025, a previsão é capacitar mais 40 comunidades, incluindo novas regiões do estado, para fortalecer o controle em áreas vulneráveis.
por Cibelle Balta
Para conhecer mais das ações do estado contra arboviroses, assista a entrevista completa:
0 comentários