Academia de Letras encerra o projeto “ABL na ASL: Palestras Imortais”,

por | nov 28, 2024 | Geral, NOTÍCIAS | 0 Comentários

O imortal da Academia Brasileira de Letras João Almino será o palestrante do último Chá Acadêmico de 2024 da programação da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, que será realizado quinta-feira, dia 29, dentro do projeto “ABL na ASL: Palestras Imortais”, realizado em parceria com a Setesc – Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura através da Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul. “O Conselheiro Aires como Homem de Papel” é o tema da palestra.

Literatura e música em um evento multidisciplinar – Além da palestra de Almino, o evento inclui atrações musicais e uma exposição de artes visuais. O projeto “ABL na ASL: Palestras Imortais”, em parceria com a Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e a Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul (FCMS), integra iniciativas culturais de diversas áreas.

O Duo Manhães, formado pelos jovens músicos Artur e Elias Manhães, apresentará peças eruditas no violão, enquanto Higor Rinaldi e Maria Rita oferecerão uma performance instrumental de teclado e flauta. Já a exposição “Uma visão naif do nosso MS” contará com obras de artistas como Ana Oiticica e Cecílio Vera, retratando o Pantanal e temas regionais.

Artistas visuais da Confraria Sociartista

João Almino: um imortal da literatura brasileira – João Almino, ocupante da cadeira 22 da ABL, é um dos mais celebrados escritores contemporâneos do Brasil. Autor de obras como “As cinco estações do amor” e “Homem de Papel”, ele conquistou prêmios literários de relevância internacional e é amplamente traduzido. Almino é também reconhecido por sua trajetória acadêmica e diplomática, tendo atuado em instituições como a USP, Stanford e o Instituto Rio Branco.

Em seu oitavo romance, “Homem de Papel”, Almino explora de forma inovadora a narrativa literária, ao colocar um livro como narrador, numa trama que dialoga com o universo machadiano. Críticos renomados destacam a obra como “inteligente e surpreendente”, evidenciando o domínio de Almino sobre a escrita.

Henrique de Medeiros, Marcelo Miranda e Eduardo Mendes

Um ano de grandes nomes e parcerias culturais – O projeto “ABL na ASL” trouxe ao longo de 2024 palestras de outros imortais da ABL, como Ana Maria Machado e Antônio Torres, e promoveu uma rica interação com os acadêmicos regionais. Para o presidente da ASL, Henrique de Medeiros, a iniciativa destacou o papel da literatura como ferramenta de formação crítica. Já o secretário estadual de Turismo e Cultura, Marcelo Miranda, enfatizou o impacto do projeto na valorização da cultura sul-mato-grossense.

Com o encerramento da programação, o evento consolida um ano marcado pelo fortalecimento da literocultura e da integração entre literatura, música e artes visuais no Mato Grosso do Sul. O projeto “ABL na ASL: Palestras Imortais” trouxe ao longo do ano cinco imortais da Academia Brasileira de Letras em seus Chás Acadêmicos Arno Wehling, Antônio Torres, Ana Maria Machado, Ricardo Cavaliere e agora João Almino e teve em suas Rodas Acadêmicas a presença dos imortais sul-mato-grossenses Américo Calheiros, Elizabeth Fonseca, Henrique de Medeiros, Lenilde Ramos, Marisa Serrano, Raquel Naveira, Reginaldo Araújo, Rubenio Marcelo, Samuel Medeiros e Sérgio Cruz.

O evento tem a parceria da ASL com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS e a Confraria Sociartista, através respectivamente dos projetos “Música Erudita e suas Fronteiras”, dentro do projeto “Movimento Concerto” (com o Duo Manhães) e “Arte na Academia” (com os artistas visuais Ana Oiticica, Cecílio Vera, Lúcio Laranjeira e Sonia Maria). Ao final, haverá na confraternização apresentação instrumental de Higor Rinaldi e Maria Rita, com teclado e flauta. A palestra é presencial, com entrada franca e o traje é esporte, no auditório da ASL, na rua 14 de Julho, 4653, em Campo Grande, às 19h30min.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *