A ex-superintendente da Sudeco, Rose Modesto (União Brasil), manteve a liderança na média das quatro pesquisas divulgadas na semana passada, com 28,17%, enquanto o deputado federal Beto Pereira (PSDB) ficou com 24,62%. Dois dos quatro institutos apontaram o mesmo índice para Rose (31%), Beto (26) e Camila Jara (8%).
A maior divergência está no Ômega, divulgado pelo jornal O Estado de Mato Grosso do Sul, o único a apontar a prefeita Adriane Lopes (PP) em primeiro lugar e acima de 20%. O Novo Ibrape, contratado pelo Campo Grande News, é o único que põe tucano com o mesmo índice de Rose em primeiro, com diferença de apenas 0,3 décimos.
A 15 dias do primeiro turno, na média das pesquisas, Rose e Beto Pereira estariam garantidos no segundo turno. Adriane e Camila vão precisar repetir o fenômeno Capitão Contar (PRTB) em 2022, que aparecia em 4º ou 5º lugar em todas as pesquisas e terminou em primeiro lugar com a abertura das urnas.
A média
Na média geral, Rose oscilou de 32,17%, no início deste mês (veja aqui), para 28,17% nesta semana, conforme a média das pesquisas divulgadas pelos institutos Ômega, Quaest/TV Morena, Novo Ibrape e Ranking Brasil. A maior oscilação ocorreu no levantamento do Ômega, de cinco pontos, de 30,9% para 25,3%.
Beto Pereira se consolidou em 2º lugar com o crescimento de seis pontos, de 18,52% para 24,62% na média das pesquisas. A prefeita se manteve estável, passando de 18,42% para 18,8%, ficando longe do tucano – de eventual vaga no 2º turno – em 3º lugar.
A petista oscilou dois pontos, de 6,65% para 8,8% na média das pesquisas. O crescimento não foi suficiente para colocar Camila na briga por uma vaga no segundo turno. Beto Figueiró oscilou de 1,62% para 2,25%.
As divergências
Rose lidera com vantagem de seis pontos em dois levantamentos, no Quaest e Ranking Brasil, com 31%. A vantagem dela é de seis pontos percentuais. Só que há empate no limite da margem de erro (3%) na pesquisa divulgada pela TV Morena com Beto Pereira (26%).
No levantamento da Ranking Brasil não há empate técnico, porque a margem de erro é de 2,2%. Neste cenário, a ex-superintendente da Sudeco pode ter entre 28,8% e 33,2%, enquanto o tucano teria entre 23,8% e 28,2%.
Rose caiu principalmente pela sondagem da Ômega, a única que a coloca em 2º lugar, com 25,3%, contra 25,4% de Adriane Lopes. O Novo Ibrape mantém a ex-deputada na frente, mas com vantagem mínima sobre o deputado federal, 25,4% a 25,1%.
Beto Pereira se consolidou em 2º em três dos quatro levantamentos: Quaest e Ranking com 26% e Novo Ibrape, com 25,1%. Já no levantamento da Ômega, ele fica em 3º, com 21,4%, mas foi o único que apresentou crescimento.
Adriane só lidera em um levantamento, com 25,4%, divulgado pela Ômega, e fica em um distante 3º lugar nos demais. Quaest a aponta com 16%, enquanto Novo Ibrape com 16,8% e Rankign 17%.
Novas pesquisas
Mais cinco pesquisas estão registradas no Tribunal Regional Eleitoral sobre a sucessão municipal em Campo Grande. O 100% Cidades está com levantamento concluído e deveria divulgar os resultados na última quinta-feira (19).
O London concluiu o levantamento neste domingo e pode divulgar a pesquisa amanhã (23). O Atlas Intel faz o primeiro levantamento em Campo Grande com mil eleitores e deve divulgar a pesquisa na próxima quarta-feira (25).
O IPEMS registrou também a primeira pesquisa e ouvirá mil eleitores. O resultado poderá ser publicado a partir de quarta-feira (25).
O Instituto Ranking Brasil Inteligência registrou nova rodada com 2 mil eleitores e deverá divulgar o resultado na próxima quinta-feira (26).
Fonte: O Jacaré
0 comentários