Exame será realizado no dia 18 de agosto em dois turnos. Na parte da manhã, os portões abrem às 7h30 e, na parte da tarde, abrem às 13h
As provas do maior concurso público federal da história do país acontecem no próximo domingo (18). Em Mato Grosso do Sul, são 33 mil pessoas inscritas, dessas, 21 mil só de Campo Grande. No Estado, as provas serão aplicadas em quatro municípios.
As provas serão aplicadas em Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas. A abertura dos portões no período da manhã será às 6h30, e o fechamento dos portões às 7h30, no horário de Mato Grosso do Sul.
Ao todo, 33.909 mil inscrições estão efetivadas no Estado. Outros 628 inscritos solicitaram a devolução do valor da inscrição, o que representa 1,57% do total do Estado. A prova aconteceria em maio, mas foi adiada em todo o país devido às enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.
Cronograma
As provas em Mato Grosso do Sul e todo o país serão aplicadas simultaneamente no dia 18 de agosto. Os cadernos de prova serão disponibilizados às 20h (horário de Brasília), do domingo. No dia 20 de agosto, será a vez de divulgar o gabarito preliminar das provas objetivas.
A divulgação dos resultados está prevista para 21 de novembro.
Serao aplicadas provas no período da manhã e tarde. A abertura dos portões no período da manhã será às 6h30, e o fechamento dos portões às 7h30, no horário de Mato Grosso do Sul.
O início da aplicação das provas de Língua Portuguesa e Redação, além de conhecimentos gerais, está previsto para as 8h, com duração de 2h30.
No período da tarde, serão aplicadas as provas de Noções de Direito, Matemática e Realidade Brasileira e conhecimentos específicos. A abertura dos portões será às 12h, com fechamento às 13h. A aplicação será às 13h30, com duração de 3h30.
Recomendação é chegar cedo
O MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) recomenda que os candidatos cheguem no local de prova com, ao menos, uma hora de antecedência.
Não é permitida a entrada de candidatos após o horário do fechamento dos portões às 7h30 ou 13h, nem antes das 6h30 ou 12h.
Ainda conforme o MGI, também não está permitida a permanência do candidato no local de prova, durante o “intervalo” entre os períodos. Além disso, os candidatos não podem deixar o local de prova com menos de duas horas.
Turno matutino
- Abertura dos portões: 6h30
Fechamento dos portões: 7h30
Início da aplicação: 8h
Duração da prova: 2h30
Turno vespertino
- Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início da aplicação: 13h30
Duração da prova: 3h30 - Documentação
- No dia 18 de agosto, os candidatos precisam estar munidos do documento original com foto – o mesmo informado no ato da inscrição. Não serão aceitas cópias, mesmo autenticadas.
- No entanto, em casos de documentos digitais, será necessário o candidato acessar o aplicativo no momento da identificação, não serão aceitos prints – aquele registro de tela.
- O MGI recomenda que o candidato leve também o Cartão de Confirmação de Inscrição, que será disponibilizado na Área do Candidato, na quarta-feira (7).
- Documentos de identificação aceitos:
- Carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros;
- Carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos);
- Cartão de identidade do trabalhador;
- Passaporte brasileiro;
- Certificado de reservista ou dispensa de incorporação (com foto);
- Carteiras funcionais do Ministério Público;
- Carteiras funcionais expedidas por órgão público, que, por Lei Federal, valham como identidade;
- Carteira de trabalho;
- Carteira nacional de habilitação (somente modelo com foto aprovado pelo artigo 159 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997);
- Documentos digitais, com foto e assinatura (e-Título, CNH digital e RG digital) apresentados nos respectivos aplicativos oficiais.
- Documentos de identificação pessoal não aceitos:
- Cópia do documento de identidade, ainda que autenticada, ou protocolo do documento de identidade;
- Certidões de nascimento;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Título do eleitor (impresso ou sem foto);
- Carteiras de motorista (modelo sem foto);
- Carteiras de estudante;
- Carteiras funcionais sem valor de identidade;
- RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena);
- Documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados.
- Atenção, candidatos!
- Para realizar a prova, é necessário utilizar apenas caneta esferográfica preta – material transparente.
- Não sendo permitido o uso de caneta azul, lápis ou borracha. Entretanto, outros materiais não poderão permanecer na mesa do candidato durante a realização da prova.
- Contudo, é necessário se atentar aos trajes utilizados na realização da prova, é proibido o uso de boné, chapéu, gorro, óculos escuros ou similares. Protetores auriculares ou fones de ouvido também são proibidos. Já os celulares e relógios deverão ser guardados nos envelopes porta objetos – que serão fornecidos pelos fiscais de sala.
- Conforme o MGI, as embalagens dos alimentos precisam estar lacradas. Além disso, para a água é preferível as garrafas transparentes e sem rótulo.
- Vagas em Mato Grosso do Sul
- Em Mato Grosso do Sul, as vagas são para exercício na capital e também em algumas cidades do interior. Entre elas no Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) – para funções como Analista Administrativa, Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário e Engenheiro Agrônomo.
- Além da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) – para funções de Especialista em Indigenismo – especialista em Assistência Social, Sociologia, qualquer área do conhecimento e também Técnico em Indigenismo.
- Por fim, para o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) – com funções para Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas, Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas e Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas.
- Cronograma previsto para o Concurso Público Nacional Unificado:
- 4 de julho – Publicação de Decreto e retificação do Edital;
- 5 a 7 de julho – Disponibilização de sistema para os candidatos do Rio Grande do Sul que fariam prova em outros estados ou candidatos de outros estados que fariam prova no RS solicitarem alteração do polo de provas e para candidatos de todo o Brasil solicitarem devolução da taxa de inscrição;
- 7 de agosto – Disponibilização dos Cartões de Confirmação;
- 18 de agosto – Aplicação das provas;
- 18 de agosto – divulgação dos cadernos de provas (PDFs disponíveis após às 20h);
- 20 de agosto – divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas;
- 20 e 21 de agosto – prazo para interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados;
- 26 de agosto – divulgação da relação candidato/vaga no site do CPNU;
- 8 de setembro – disponibilização da imagem do Cartão-Resposta;
- 8 de outubro – divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva;
- 21 de novembro – divulgação final dos resultados;
- Janeiro 2025 – início da convocação para posse e cursos de formação.
- Maior concurso público da história
- Conhecido como ‘Enem dos Concursos’, o CPNU estava originalmente programado para o dia 5 de maio, contudo acabou sendo adiado devido à situação de calamidade pública enfrentada no Rio Grande do Sul.
- Seus números impressionam: foram registrados um total de 2.144.435 inscritos, tornando-se o maior concurso da história do país. Os editais oferecem 6.640 vagas imediatas em diversas autarquias e ministérios.
- As vagas incluem funções de níveis médio, técnico e superior, com ganhos iniciais de até R$ 22,9 mil.
0 comentários