Em meio aos incêndios no Pantanal, que resultou na vinda da ministra do meio ambiente e mudanças climáticas, Marina Silva, e da ministra do planejamento e orçamento, Simone Tebet, ao Mato Grosso do Sul na última sexta-feira (28), e forças tarefas para controlar as chamas, recebemos no Mega Meio Dia o presidente da Reflore/MS, Junior Ramires, que falou sobre a situação encontrada no bioma.
“Incêndio é coisa catastrófica. Pequeno, médio ou grande, gera comoção, e as pessoas se preocupam”, disse Junior. Por isso, ele ressalta que a conscientização efetiva da população é importante nessa situação, pois mesmo que involuntariamente, as pessoas acabam contribuindo com os incêndios.
Para realizar o trabalho de apagar as chamas é trabalhoso, pois acontecem em áreas de difícil acesso, necessitando de ações caras, como a contratação de aeronaves. Por enquanto, o fogo está no Pantanal, mas pode chegar nas florestas plantadas, em áreas produtivas, que estão gerando a riqueza do Mato Grosso do Sul.
Além disso, Junior lembra que os incêndios estão acontecendo mais cedo. Normalmente, os episódios iniciam em agosto, e nesse ano, iniciaram em junho, aumentando a temporada.
Assisa ao programa completo:
0 comentários