O sul-mato-grossense Yeltsin Jacques realiza, nesta quinta-feira (9), o último treinamento em sua terra natal antes dos Jogos Parapan-Americanos 2023, que acontecerão em Santiago, no Chile. A atividade ocorrerá no Parque Olímpico Ayrton Senna, em Campo Grande, a partir das 16 horas.
Contemplado pelo Bolsa Atleta, programa do Governo de Mato Grosso do Sul coordenado pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), Yeltsin prepara-se para correr os 1.500 e 5.000 metros na capital chilena, provas em que é o atual campeão paralímpico.
Atual bicampeão do Parapan (Toronto-2015 e Lima-2019), o atleta de 32 anos ajusta os últimos detalhes para continuar competindo em alto nível. “Estamos bem, cheguei ontem [terça-feira] da Bolívia, da altitude, fiquei 21 dias lá. Pulmão está cheio e hoje a gente faz o último treino no Parque Ayrton Senna. Amanhã tem academia também. Tudo está 100% graças a Deus, preparado, vamos lá rumo ao tricampeonato parapan-americano”.
A estratégia do treinamento na altitude foi fazer com que Yeltsin aumentasse a hemoglobina, com chamado endurance, treino de esforço por tempo prolongado. O fundista diz estar recuperado das lesões que sofreu no pé e posterior direita, no início do ano. “Me recuperei das lesões, estou praticamente zerado, ainda tratando, mas fazendo acompanhamento. Estou sentindo zero dor. Deu para treinar bem lá na Bolívia. Corri o Mundial ainda com dor e consegui ser campeão”.
0 comentários