Rádio Independente FM inicia nova fase em 2025 e mantém vivo o legado de Armando Anache

por | out 29, 2025 | Geral, informes, Municípios, NOTÍCIAS | 0 Comentários

Aquidauana (MS) – Sete anos após sua migração para a frequência modulada, a Rádio Independente FM 90,9 MHz inicia em 2025 uma nova e promissora fase em sua história. A emissora, que nasceu em 2 de maio de 1962 e é uma das mais tradicionais do rádio sul-mato-grossense, passa por um amplo processo de reformulação artística e técnica, sob a direção firme e apaixonada de Tereza Cristina Anache, esposa do inesquecível Armando de Amorim Anache, o “Armandinho”. Ele que teve seu primeiro contato com o Rádio por volta dos 7 anos de idade ainda nos anos 1960 quando sua família adquiriu a Rádio Clube de Corumbá. Ao voltar do Rio de Janeiro e já homem feito, vindo do Sistema Globo de Rádio, Armandinho assumiu além da reportagem, seu lado visionário e empresarial.

Hoje, em 2025, Tereza Cristina segue dando continuidade a essa história, com a mesma dedicação e amor que sempre compartilhou com o marido. “Tudo o que faço pela Rádio Independente é por ele. O Armando foi e continua sendo a alma desta emissora. Cada renovação, cada conquista, é em homenagem à sua memória e à sua paixão pelo rádio”, afirma Tereza.

Para essa nova fase, Tereza Cristina convidou o jornalista e radialista Joel Silva para integrar o processo de reformulação e modernização da emissora. Amigo pessoal e profissional de longa data de Armando Anache, Joel trabalhou ao lado de Armandinho em diferentes momentos da trajetória do rádio sul-mato-grossense, mantendo também uma forte amizade com Tereza. Sua experiência e conhecimento estão sendo fundamentais na construção do novo formato da programação da Independente FM, que promete unir tradição e inovação.

O primeiro programa a estrear nesta nova fase será “A Bronca do Gugu”, que entra no ar no dia 3 de novembro. O polêmico e carismático apresentador Gugu retorna ao cenário radiofônico, agora sob a linha editorial de Joel Silva, que imprime uma visão moderna e estratégica à programação. Joel é experiente na gestão de conteúdos e tem passagens marcantes por emissoras como Rádio Globo, Jovem Pan, Mega 94 e Grupo Capital de Comunicação. Além disso, foi gestor das emissoras públicas TV e Rádio Educativa, onde é servidor concursado, reconhecido por sua atuação inovadora e comprometida com o fortalecimento da comunicação regional.

Além da modernização técnica e artística, Joel Silva também colabora com um projeto especial de preservação da memória de Armando Anache: a criação de um Museu Armando Anache, dedicado à história da radiodifusão e à trajetória do comunicador que marcou gerações em Aquidauana e no Mato Grosso do Sul. “É uma forma de manter viva a presença do Armando, que foi um símbolo do rádio regional. Ele continua inspirando todos nós”, destaca Joel. A emissora passa por uma repaginação completa, com nova plástica, linguagem moderna, vinhetas atualizadas e investimentos em tecnologia. O objetivo é alinhar a rádio ao perfil do ouvinte contemporâneo, sem perder o vínculo com sua história e sua essência regional.

Com mais de seis décadas de história, a Rádio Independente FM 90,9 segue firme, atual e fiel à sua missão de informar, entreter e emocionar. Em cada voz no ar, em cada música transmitida e em cada nova conquista, permanece viva a presença de Armando Anache, o comunicador que fez do rádio a sua eterna paixão — e de Tereza Cristina, a guardiã desse legado, agora acompanhada de Joel Silva, que ajuda a escrever este novo e vibrante capítulo da história da emissora.

A emissora, que nasceu em 2 de maio de 1962 e é uma das mais tradicionais do rádio sul-mato-grossense

Perfil Em memória:

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com
InteressesJornalismo, Rádio, Política, Prevenção ao uso e abuso de drogas, Editoria Geral
Filmes favoritosO homem que matou o facínora, Um juiz de honra, A última fortaleza, O bom pastor
2 anos sem o nosso Jornalista e Radialista Armando de Amorim Anache

A Rádio Independente de Aquidauana, uma das mais tradicionais emissoras do interior de Mato Grosso do Sul, está dando um passo decisivo rumo à modernização e reposicionamento no mercado regional. A proprietária Tereza Cristina, viúva do saudoso comunicador Armando Anache, anunciou a contratação do jornalista Joel Silva como novo CEO da emissora, marcando o início de uma nova era na história da rádio.

A experiência de Joel Silva será um dos diferencias da Rádio Independente de Aquiduana

0 comentários

Enviar um comentário