No programa “Mega Meio Dia” desta quarta-feira (6), foi com a Doutora Fernanda Romeiro, médica Paliativista na Santa Casa e no Hospital do Câncer de Campo Grande.
Durante a entrevista, a Dra. Fernanda compartilhou sua vasta experiência na área e enfatizou a importância do cuidado integral ao paciente, principalmente em casos de doenças crônicas ou terminais. Segundo ela, os cuidados paliativos visam não apenas controlar os sintomas físicos, como dor e fadiga, mas também oferecer apoio emocional, social e espiritual ao paciente e seus familiares.
“A abordagem paliativa busca melhorar a qualidade de vida do paciente, proporcionando conforto e dignidade até o final de sua vida. É fundamental que os profissionais de saúde estejam preparados para lidar com essas questões de forma sensível e empática”, destacou a Dra. Fernanda.
Além disso, a médica ressaltou a importância da comunicação clara e honesta com o paciente e seus familiares, explicando sobre o prognóstico da doença e os possíveis tratamentos disponíveis. Para ela, é fundamental que o paciente participe ativamente das decisões sobre seu cuidado, respeitando sempre seus desejos e valores, para que não se crie o cerco do silêncio.
Destacou também a importância da equipe multidisciplinar nos cuidados paliativos “a equipe multidisciplinar nos cuidados paliativos desempenha um papel fundamental na promoção do bem-estar e da qualidade de vida do paciente, oferecendo um suporte abrangente e integrado em todas as fases da doença”.
Para acompanhar a entrevista completa acesse o link abaixo:
Por Madu Rodrigues / Fotos: Neia Nantes
0 comentários