Novos reféns são libertados em Gaza, mas incerteza sobre trégua segue após declarações de Trump

por | fev 9, 2025 | NOTÍCIAS | 0 Comentários

Mais uma troca de reféns israelenses por prisioneiros palestinos marcou este sábado (8), seguindo o acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza. A dúvida, agora, é se a trégua, que deveria ir até o fim de fevereiro, vai continuar depois das ameaças de Donald Trump. 

Três israelenses que foram sequestrados pelo Hamas no dia 7 de outubro de 2023 foram libertados neste sábado. Pela primeira vez, o grupo montou uma espécie de palco para exibir os homens, que aparentavam estar mais magros e abatidos, antes de devolvê-los à Cruz Vermelha. 

Em troca, Israel libertou 183 prisioneiros palestinos, além de seguir retirando tropas do enclave. Um ônibus com a primeira turma chegou a Ramallah, capital da Cisjordânia, e outro foi direto para Khan Younis, na Faixa de Gaza.

Foram dias de incerteza sobre a continuidade do acordo, ainda mais depois que o presidente americano, Donald Trump, anunciou que queria assumir o controle de Gaza. Agora, as conversas são pela nova fase do cessar-fogo. 

A segunda etapa prevê a libertação de todos os reféns e o fim definitivo dos ataques israelenses em Gaza. As negociações começaram nesta semana no Catar, um dos três mediadores do processo, ao lado de Estados Unidos e Egito.

Até agora foram soltos 13 reféns israelenses, cinco trabalhadores tailandeses sequestrados durante o ataque do Hamas e 583 presos palestinos.

Jovem Pan News

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *